Natal no Pelourinho arranca dia 5

Dinamizar o comércio tradicional na cidade e o turismo são os objetivos primordiais a atingir com a iniciativa “Natal no Pelourinho”, uma parceria entre a Câmara Municipal da Covilhã e a Associação Empresarial dos Concelhos da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP).
Uma iniciativa “abrangente”, segundo a organização que terá a vertente de animação de rua, mercadinhos de natal, ateliers, feira do livro e fundamentalmente pretende ser um “reavivar do espirito de Natal” tanto nos comerciantes como no público.
Vítor Pereira justifica a parceria com a AECBP com o facto de a Associação ter “um profundo conhecimento dos comerciantes” e ser quem melhor pode “envolve-los” nesta iniciativa, para que os objetivos sejam atingidos.
Nesse sentido Miguel Bernardo diz que o “primeiro passo foi despoletar a vontade de participar”, a quem pedem um “especial cuidado com as montras, a iluminação e fundamentalmente os horários de funcionamento”, com o alargamento a mais uma hora diária. Acham ainda que o sábado deve ser “um dia de trabalho por inteiro”.

Uma medida que pretendem implementar nesta época de Natal “como teste” mas que esperam “se possa alargar a todo o ano” disse ainda Miguel Bernardo.
Outra das novidades que será apresentada nesta quadra é a Loja Virtual, para já apenas como “montra”, cada um em sua casa pode pesquisar os produtos e ver cada loja, mas sem comprar, algo que poderá ser feito no futuro.
A Loja virtual fica online no dia 5 de dezembro, pode encontra-la em plourinho.covadabeira.net, uma iniciativa que Miguel Bernardo espera possa revolucionar a forma de o comércio tradicional colocar os seus produtos à venda.

A grande novidade é a “bebida oficial deste Natal” que será o chá. Em todos os espaços encontrará a bebida com que os covilhanenses se identificam, servida em copos que pode transportar na mão, “para que o frio seja esquecido e sensação de conforto” o acompanhe nas compras e nos passeios, diz Miguel Bernardo, presidente executivo da AECBP.
Quanto a atividades propriamente ditas, o programa de “Natal no Pelourinho” já começou, está já a decorrer a Feira do Livro, um espaço de compra e partilha com os próprios autores, está instalada numa das lojas que estava fechada na Rua Rui Faleiro. A partir de dia 5 abrem os restantes Mercadinhos de Natal, o programa começa precisamente com uma caminhada pelo centro urbano da Covilhã, para dar a conhecer cada um dos estabelecimentos.
Dizer que os Mercadinhos de Natal irão centrar-se preferencialmente em espaços comerciais que estão encerrados, “uma forma de os mostrar e de lhes dar vida”. A grande maioria irá centrar-se na Rui Rua Faleiro, até às escadas da Casa Fael e na Rua Direita. Espaços onde estarão produtos locais, desde o artesanato até às tradicionais filhoses e que serão “propícios às compras de presentes de Natal”
A iniciativa Natal no Pelourinho decorre até dia 24 de Dezembro.